Indicadores de Projetos

Mais…

LIVROS RECOMENDADOS

100 INDICADORES DE GESTÃO

Autor: Jorge Caldeira

Conjuntura Actual Editora (Portugal), 2019

ISBN: 978-989-694-033-1 (total de páginas: 154)

Livro bem estruturado, com ótima diagramação e visualmente muito bem planejado. Para cada um dos 100 indicadores apresentados no livro há um modelo previamente definido contendo: nome do indicador, utilidade, fórmula de cálculo, fonte da informação, periodicidade, direção (polaridade) e visualização. O experiente autor dividiu o livro (100 indicadores) em 10 seções, apresentando desta forma, 10 indicadores da Área Financeira, 10 da Tesouraria, 10 de Recursos Humanos, 10 de Sistema de Informação, 10 de Projetos, 10 de Produção, 10 de Marketing, 10 de Marketing Digital, 10 de Armazenagem e 10 de Ambiente.

Livro moderno e atualizado, indispensável para aqueles que acreditam que indicadores são uma verdadeira ferramenta de apoio à gestão empresarial.

 

INDICADORES DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Autor: Marcelino Tadeu de Assis

Qualitymark (Rio de Janeiro), reimpressão 2007

ISBN: 978-85-7303-712-8 (total de páginas: 208)

Livro bem diagramado e de fácil utilização, apresentando diversos indicadores para a gestão de Recursos Humanos. O livro é dividido em cinco capítulos, contendo, respectivamente, indicadores demográficos, indicadores financeiros, indicadores operacionais, indicadores de clima organizacional e estudos complementares para a gestão de RH. Para cada indicador é apresentado o conceito, a fórmula de cálculo, gráficos e análise/comentários.

Livro recomendado para o gestor de RH que acredita que os indicadores podem auxiliar no gerenciamento de sua área.

 

INDICADORES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: Armando Terribili Filho, PMP

M. Books (São Paulo) – reimpressão 2014

ISBN: 978-85-7680-087-3 (total de páginas: 136)

Livro que aborda os indicadores de Gerenciamento de Projeto, sejam de mercado (exemplo, CPI e SPI, respectivamente de custos e prazo de projetos), os propostos pelo autor ou os indicadores criados pelo interessado. O conjunto de indicadores de um projeto pode gerar um cockpit de performance do projeto. Os indicadores propostos no livro são:

  • IPEC – Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação
  • IGR – Indicador de Gestão de Riscos
  • ISP – Indicador de Satisfação do Usuário

A proposta do livro é abordar os indicadores de monitoração de projetos para qualquer área do conhecimento humano, contemplando a conceituação e a aplicação de indicadores que podem ser utilizados durante a vida de um projeto ou após a sua conclusão. O autor apresenta os indicadores usuais no mercado, que são utilizados em várias organizações, aborda de forma didática e simples como uma organização pode criar seus próprios indicadores de projetos.

Compartilhe no WhatsApp