Indicadores de Projetos

Descrição

A quem se destina

Diretores, gerentes, patrocinadores e demais profissionais envolvidos em projetos, que buscam conhecimentos para realizar um acompanhamento do progresso de um projeto com base em indicadores de desempenho.

 

Conteúdo do workshop

Os indicadores são ferramentas úteis para monitorar a evolução dos projetos, com utilização em qualquer etapa de sua execução. Indicadores de custos, prazos, de comunicação, de gestão de riscos e de satisfação do patrocinador compõem um cockpit para uso contínuo pelos profissionais da área de projetos: o gerente, o executivo e o responsável pelo Escritório de Projetos.

Este workshop com duração de 12 horas é conduzido por Armando Terribili Filho, mestre em Administração de Empresas, doutor em Educação e pós-doutor em Metodologias de Gerenciamento de Projetos. Certificado Black Belt nos Estados Unidos e pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional) em 2003. Tem vasta experiência como diretor de projetos em empresa multinacional. Autor de livros e artigos internacionais na área de Gerenciamento de Projetos.

O workshop tem como proposta demonstrar como os indicadores de projetos permitem avaliar seu progresso, possibilitando realizar estimativas de conclusão de custos e prazos, bem como, identificar lacunas operacionais e pontos de melhoria nos projetos, com ênfase nas áreas de comunicação e riscos.

Principais itens do workshop:

  1. Indicadores e Tipos de Indicadores
  2. Indicadores de mercado: CPI (custos) e SPI (prazos)
  3. Apresentação de indicadores criados pelo docente (IPEC, IGR, ISP,IAEP e IESP)
  4. Criação do seu indicador
  5. O uso de CANVAS para criação de seu indicador: um passo a passo
  6. Implantação do novo indicador
  7. Cockpit e o Escritório de Projetos (PMO)
  8. OKR (Objectives and Key Results)

Apresentação e entrega de 5 indicadores criados pelo docente (em Excel):

  1. Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC)
  2. Indicador de Gestão de Riscos (IGR)
  3. Indicador de Satisfação do Patrocinador (ISP)
  4. Indicador de Alteração de Escopo de Projeto (IAEP)
  5. Indicador de Engajamento de Stakeholders do Projeto (IESP)

O conceito de OKR já vem sendo utilizado nas organizações com sucesso, por isso, a abordagem no workshop é oportuna, apresentando: como definir os objetivos para a organização, os resultados esperados (KRs) e a periodicidade de monitoramento dos KRs que compõem cada OKR.

A metodologia de gestão pelo conjunto de OKRs permite que a organização mantenha o alinhamento de suas estratégias, o direcionamento e a concentração de esforços visando alcançar os resultados em médio e longo prazo, que consequentemente, levarão ao atingimento dos objetivos.

Carga horária
12 (doze) horas (presencial ou online) – em três módulos de quatro horas cada um.

Pré-requisitos
Alguma vivência profissional com projetos.

 

Para acessar artigos deste site: clique aqui.

Compartilhe no WhatsApp