Indicadores de Projetos

Descrição

A quem se destina

Diretores, gerentes, patrocinadores e demais profissionais envolvidos em projetos, que buscam conhecimentos para realizar um acompanhamento do progresso de um projeto com base em indicadores de desempenho.

 

Conteúdo do workshop

Os indicadores são ferramentas úteis para monitorar a evolução dos projetos, com utilização em qualquer etapa de sua execução. Indicadores de custos, prazos, de comunicação, de gestão de riscos e de satisfação do patrocinador compõem um cockpit para uso contínuo pelos profissionais da área de projetos: o gerente, o executivo e o responsável pelo Escritório de Projetos.

Este workshop com duração de 8 horas é conduzido por Armando Terribili Filho, mestre em Administração de Empresas, doutor e pós-doutor em Educação. Certificado Black Belt nos Estados Unidos e pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional) em 2003, tendo vasta experiência como diretor de projetos em empresa multinacional. Autor de livros e artigos internacionais na área de Gerenciamento de Projetos.

O workshop tem como proposta demonstrar como os indicadores de projetos permitem avaliar seu progresso, possibilitando realizar estimativas de conclusão de custos e prazos, bem como, identificar lacunas operacionais e pontos de melhoria nos projetos, com ênfase nas áreas de comunicação e riscos.

Principais itens do workshop:

  1. Indicadores e Tipos de Indicadores
  2. Indicadores de mercado: CPI (custos) e SPI (prazos)
  3. Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC)
  4. Indicador de Gestão de Riscos (IGR)
  5. Indicador de Satisfação do Patrocinador (ISP)
  6. Criação do seu indicador
  7. O uso de CANVAS para criação de seu indicador: um passo a passo
  8. Implantação do novo indicador
  9. Cockpit e o Escritório de Projetos (PMO)
  10. OKR (Objectives and Key Results)

O conceito de OKR já vem sendo utilizado nas organizações com sucesso, por isso, a abordagem no workshop é oportuna, apresentando: como definir os objetivos para a organização, os resultados esperados (KRs) e a periodicidade de monitoramento dos KRs que compõem cada OKR. A metodologia de gestão pelo conjunto de OKRs permite que a organização mantenha o alinhamento de suas estratégias, o direcionamento e a concentração de esforços visando alcançar os resultados em médio e longo prazo, que consequentemente, levarão ao atingimento dos objetivos.

Carga horária
8 (oito) horas (presencial ou online).

Pré-requisitos
Alguma vivência profissional com projetos.

Compartilhe no WhatsApp